O Google está alertando milhares de usuários, em especial pessoas e organizações que trabalham com relações internacionais e desenvolvimento, sobre os riscos de ataques e espionagem às suas contas por parte de governos hostis. De acordo com o Daily Mail, a companhia tomou a iniciativa após detectar dezenas de milhares de novas invasões hackers procedentes do Oriente Médio.
Veja as armas digitais da ciberguerra
Usuários considerados alvos potenciais destes ataques receberam uma notificação especial, noticiou o New York Times. "Aviso: Nós acreditamos de que ataques patrocinados por estados possam estar tentando comprometer sua conta ou computador", diz a mensagem enviada pelo Google.
Mike Wiacek, integrante da equipe de segurança da gigante das buscas, afirma que o Oriente Médio tem sido uma fonte comum deste tipo de ataque. Ele não mencionou que governos estariam especificamente relacionados às atividades hackers, mas rumores recentes falam em países como Irã e Barein, sendo que os Estados Unidos e Israel também registram suspeitas.
Jornalistas, funcionários de empresas internacionais e outros profissionais ligados à segurança de países divulgaram no Twitter o recebimento do alerta do Google para os ataques.
Esta não é a primeira vez que o Google detecta atividade online hostil aparentemente vinda ou apoiada por governos. Em junho deste ano, a empresa já havia emitido avisos de segurança para alguns usuários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário